Nesta lição, estudaremos o discurso de Elifaz. Ele é o
primeiro amigo de Jó a expor sua concepção teológica acerca da situação
degradante em que se encontrava o homem de Uz. Nesse sentido, veremos que, para
Elifaz, a justiça retributiva é certa, ou seja, só os pecadores sofrem e os
justos não passam por revezes. Para ele, Jó contrariou esse ensinamento, atacou
a forma religiosa de pensar e, portanto, feriu a ortodoxia que deveria guardar.
Finalmente, veremos também as respostas de Jó a cada acusação de Elifaz.
I. OS PECADORES NO CONTEXTO DA
TEOLOGIA RETRIBUTIVA
1. A lei da
semeadura e da colheita. 2. O homem colhe o que plantou. 3.
A queixa de Jó.
Elifaz traz a lei retributiva, da semeadura e da colheita; mas Jó contesta essa lei em relação a si mesmo.
II. OS PECADORES NO CONTEXTO DA
TRADIÇÃO RELIGIOSA
1. Ortodoxia
engessada. 2. Uma ameaça à tradição religiosa. 3. Um defensor celeste.
Diante do novo discurso de Elifaz, Jó reclama, mas não blasfema contra Deus.
III. OS PECADORES DIANTE DE UM DEUS
INFINITO
1. Deus não se
importa com quimeras humanas. 2. Deus caminha com os homens.
Enquanto para Elifaz Deus não se importava com as quimeras humanas, para Jó Ele caminhava com os homens.
CONCLUSÃO
Estudamos o pensamento teológico de Elifaz, um dos amigos de
Jó. Para ele só os maus sofriam os infortúnios da vida. Ele estava convencido
de que ao se negar a reconhecer de que estava em pecado, Jó depunha contra a
religião tradicional que sempre associou as desgraças ao cometimento de algum
pecado. Para ele, Jó estava abandonado por Deus e isso era uma prova
irrefutável de que havia pecado. Jó o contrapôs e defendeu sua integridade e
comunhão diante de Deus.
AD NASPOLINE - Uma Porta Aberta Para Sua Família
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