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quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL LIÇÃO Nº 11

 

Veremos a teologia de Eliú exposta em quatro grandes discursos teológicos (Jó 32 — 37). Esses discursos se contrapõem ao que Jó e seus amigos proferiram. Para Eliú, os amigos de Jó falharam na exposição de suas ideias ao patriarca. Este, por outro lado, se equivocar ao apresentar o seu conceito de Deus para fundamentar sua defesa. Assim, mostraremos que Eliú revela um Deus soberano que age segundo o seu conselho e não está obrigado a dar respostas ao homem, além de não haver qualquer injustiça em suas ações, pois, segundo o jovem amigo de Jó, o sofrimento é uma ação pedagógica de Deus para corrigir o homem.

I. O SOFRIMENTO COMO UMA FORMA DE REVELAR DEUS

1. Deus é soberano (33.14,15).  2. O orgulho do homem priva-o de ouvir Deus.  3. O mistério da redenção. 

Para Eliú, o sofrimento revela um Deus soberano que ataca a soberba do ser humano.

II. O SOFRIMENTO COMO MEIO DE REVELAR A JUSTIÇA E A SOBERANIA DE DEUS

1. A justiça de Deus demonstrada.  2. O caráter justo de Deus.  3. A defesa da soberania de Deus. 

Para Eliú, o sofrimento revela o caráter justo e soberano de Deus.

III. O SOFRIMENTO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE DEUS

1. O caráter pedagógico do sofrimento  2. Adorando a Deus na tormenta. 

Segundo Eliú, o sofrimento é um instrumento pedagógico para o cristão.

CONCLUSÃO

Vimos nessa lição três aspectos da teologia de Eliú. Primeiramente, o jovem amigo defende o direito de Deus ficar em silêncio mesmo quando achamos que ele deve falar. Acredita que Jó não consegue escutar a Deus devido ao seu orgulho. Entretanto, o equívoco de Eliú está no fato de associar o sofrimento de Jó ao pecado. Segundo, ele destaca que Deus tem todo o direito de ser soberano e como tal agir com justiça. Todavia, ele se equivoca em colocar essa soberania acima de seu amor, pois, primeiramente, Deus é amor. E, finalmente, Eliú vê no sofrimento um papel pedagógico.

AD NASPOLINE - Uma Porta Aberta Para Sua Família

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