.

.

2021

2021

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL LIÇÃO Nº 05

 

O LAMENTO DE JÓ. Na lição anterior vimos de perto o drama vivido por Jó. Uma série de calamidades se abateu sobre ele de forma catastrófica. Do estado de riqueza e prosperidade, Jó passou a viver na adversidade; seus amigos foram para consolá-lo, mas ficaram sem palavras ao contemplarem seu debilitado estado de saúde. Entretanto, depois de sete dias, ele rompeu o silêncio com um lamento que veio do fundo da alma. Nesse lamento Jó mirou o dia de seu nascimento e, através de três perguntas, desabafou tudo o que sentia naquele momento: Por que nasci? Por que não nasci morto? Por que ainda continuo vivendo?

Nesta lição veremos a reação humana diante do sofrimento. Perceberemos que não há qualquer indício de que Satanás tivesse alcançado êxito diante de Jó. Na perspectiva do patriarca, se Deus era a causa de sua vida, deveria também ser a causa de sua morte, pois se dEle vinha o bem, também deveria vir o mal.

 

I. PRIMEIRO LAMENTO DE JÓ: POR QUE NASCI? 

1. “Por que nasci?”.  2. Que em lugar da memória viesse o esquecimento.  3. Que em vez da ordem viesse o caos. 

O primeiro lamento de Jó revela seu desejo de esquecer o dia em que nasceu.

II. SEGUNDO LAMENTO DE JÓ: POR QUE NÃO NASCI MORTO? 

1. Descansando em paz.  2. Livre de tributações.  3. Uma realidade para o cristão. 

O segundo lamento de Jó revela o desejo de ter sido abortado.

III. TERCEIRO LAMENTO DE JÓ: POR QUE CONTINUO VIVO? 

1. Vale a pena viver?  2. Sem o favor de Deus?  3. Um caminho de sabedoria e maturidade. 

O terceiro lamento de Jó revela a desistência da vida por causa do sofrimento.

CONCLUSÃO

Nesta lição vimos o dilema de Jó. Desconhecendo a razão das adversidades que se abateram sobre ele, o patriarca não negou a Deus nem o amaldiçoou. Todavia, ele expôs toda a sua humanidade, de forma que o leitor que apenas o contempla sem, contudo, participar de seu drama, tem dificuldade de entender seu lamento, principalmente, quando ele se dirige a Deus. É o lamento de um corpo ferido e de uma alma, que mesmo amando a Deus, se derrama angustiada.


AD NASPOLINE - Uma Porta Aberta Para Sua Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário