.

.

2021

2021

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL LIÇÃO Nº 07

 


Nesta lição iremos estudar os preparativos que os judeus fizeram para pôr os alicerces da nova forma de vida que eles iniciaram em Jerusalém depois dos anos no cativeiro em Babilônia. Ali eles viveram espalhados pelo vasto território daquele reino, e agora iriam viver uma vida comunitária, conforme os ritos da lei.

I. SOMENTE OS JUDEUS RETORNARIAM A JUDÁ

A história de Israel registrava uma amarga experiência neste sentido. Quando os israelitas, libertados pela mão do Senhor, se preparavam para ir a Canaã, um grande povo de “mistura”, não israelita, queria acompanhá-los. Foi exatamente essa gente que durante o trajeto pelo deserto foi fonte inspiradora de murmuração (Nm 11.4).

Deus não aceita mistura do seu povo com o mundo.

II. OS JUDEUS NÃO ACEITARAM A AJUDA DOS SAMARITANOS

1. Quem eram os samaritanos?  2. Os samaritanos ofereceram cooperação aos judeus.  3. Os samaritanos procuraram aparentar-se com os judeus.  4. Os samaritanos tornaram-se inimigos dos judeus:

Os samaritanos imaginaram que se conseguissem associar-se aos judeus gozariam do mesmo prestígio que estes.

III. DEUS EXIGE SANTIDADE DO SEU POVO

1. Retornando do cativeiro.  2. Quando Josué se preparou para passar o Jordão, ele disse ao povo: “SANTIFICAI-VOS porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”  3. O anjo do Senhor visita o acampamento israelita.  4. Israel é derrotado pela pequena cidade de Ai. 

Deus espera que seu povo esteja sempre em comunhão com Ele, vivendo separado do mal.

IV. DEVEMOS MANTER UMA VIDA DE SEPARAÇÃO DO MAL

1. Os judeus mantiveram-se separados dos samaritanos. 2. A Bíblia mostra exemplos de servos de Deus que duvidaram se valia a pena manter a linha de separação do mal. 3. Devemos viver conforme a vontade do Senhor. 4. Bênçãos acompanham os que vivem conforme a vontade de Deus! 

Devemos andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo.

AD NASPOLINE - Uma Porta Aberta Para Sua Família 


Nenhum comentário:

Postar um comentário